No final do Encontro Regional dos Funcionários do Banco do Brasil, na tarde deste sábado (9/5), foram aprovadas propostas de inclusão na minuta de reivindicações, que terão que ser referendadas pelo Congresso Nacional dos Funcionários, antes de serem enviadas ao banco. O encontro elegeu, também, 14 delegados ao Congresso, com paridade: sete homens e sete mulheres.
Participaram da mesa que dirigiu o final do encontro, a aposentada Fernanda Carísio, e os funcionários da ativa Júlio Castro,
Entre as propostas à minuta estão o fim das metas e dos descomissionamentos; a ampliação do teletrabalho; um modelo de custeio com a participação de 70% do banco; o fim da discriminação para exames de saúde; cartilha a respeito dos afastamentos de licença médica prover a Gepes de estrutura adequada para atender ao funcionalismo. Outras propostas de inclusão na minuta são as que garantem o fim da obrigatoriedade de inclusão do CID nos atestados, obrigação da Cassi validar atestados e licenças médicas e desenvolvimento de ações de combate ao etarismo no BB.
Além disso, criar linha de crédito especial para negociação de dívidas dos funcionários. No que diz respeito à Previ, entre outras, estão as reivindicações de criação de um adicional previdenciário na Previ para neurodivergentes, integralização de reservas matemáticas, revisão da fórmula de cálculo da PIP.
Outras propostas reivindicam que o reajuste salarial siga outro índice que não o INPC; fornecimento de celular para o trabalho do banco; e alterar para o dia 20 de cada mês o crédito dos tíquetes refeição e alimentação.
Além disto, o encontro aprovou moções pela instalação de ambulatórios da Cassi, de defesa da dignidade da saúde das aposentadas e aposentados e de combate ao racismo.