O funcionalismo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou, em assembleia realizada nesta quarta-feira (23), a pauta de reivindicações para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
Próximos passos
Com a aprovação, o próximo passo na Campanha Nacional 2026 será a entrega da minuta à direção do BNDES, dando início às negociações.
Entre os principais temas que deverão ser debatidos na mesa de negociação está a isonomia de direitos para os novos funcionários do banco, considerada prioritária pelo movimento sindical. Nas cláusulas econômicas, os funcionários do BNDES acompanharão o que for definido na negociação da Campanha Nacional dos Bancários com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), mantendo a unidade da categoria.
Assembleia representativa
Na avaliação de Vinícius de Assumpção, vice-presidente da Contraf-CUT, a expressiva participação na assembleia reflete o compromisso dos empregados com a construção de um acordo que atenda às necessidades da categoria.
“A aprovação da pauta por uma assembleia tão representativa fortalece a nossa negociação. Agora vamos entregar as reivindicações ao banco e construir um calendário de reuniões para que as negociações caminhem em sintonia com a Campanha Nacional dos Bancários. Entre os temas centrais está a busca pela isonomia de direitos para os novos funcionários, uma demanda importante para fortalecer a unidade entre todos os trabalhadores do BNDES”, ressaltou Vinìcius.
A expectativa é que, após a entrega da pauta, seja definido o calendário de negociações entre a representação dos trabalhadores e a direção do banco, acompanhando o cronograma da Campanha Nacional dos Bancários 2026.