CAMPANHA NACIONAL UNIFICADA

Sindicato faz caminhada em Ipanema no Dia Nacional de Luta

Mobilizações acontecem em todo o país visando pressionar os bancos a avançar na mesa de negociação desta quinta-feira (30/7) sobre remuneração

Protesto chega a uma das agências do Itaú na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema. Foto: Nando Neves.

Nesta terça-feira (28/7) em todo o Brasil sindicatos da categoria bancária promoveram manifestações. O objetivo foi conversar com bancários e bancárias a respeito da Campanha Nacional Unificada deste ano, e para pressionar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a atender às reivindicações apresentadas para a renovação e aperfeiçoamento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), entre elas as da mesa de negociação sobre remuneração, marcada para esta quinta-feira (30/7).

No Rio de Janeiro, diretores do Sindicato dos Bancários percorreram as agências de Ipanema, bairro nobre da Zona Sul. Visitaram as duas agências do Banco do Brasil, duas da Caixa Econômica Federal, duas do Bradesco, duas do Itaú e uma do Santander. Uma das unidades do BB, a da Rua Visconde de Pirajá, não estava atendendo por falta de funcionários.

 

Caminhada chama a atenção da população para intransigência dos banqueiros. Foto: Nando Neves.

Foram distribuídos materiais informativos destacando a importância da luta por valorização da categoria, tanto para bancários e bancárias quanto para a população usuária dos serviços bancários. José Ferreira, presidente do Sindicato, falou sobre o protesto e adiantou que novos vão acontecer para pressionar os bancos e denunciar a intransigência deles aos clientes.

“Hoje foi um Dia Nacional de Luta pelo avanço das negociações com a Fenaban nos itens ligados à remuneração. Assim como já fizemos outras manifestações, em relação aos itens da pauta ligados à saúde, agora o foco são as verbas salariais, que será o tópico central da mesa de negociação desta quinta-feira, 30 de julho, com os bancos”, disse.

 

Caravana do Sindicato dos Bancários denuncia ganância dos bancos por mais e mais lucros. Foto: Nando Neves.

Acrescentou que no Rio foi escolhido o bairro de Ipanema para conversar com os bancários e bancárias, convocando a participar das atividades da campanha, e também nas redes sociais para a defesa da nossa remuneração para que a Fenaban apresente propostas que valorizem o trabalho dos bancários e bancárias. Adiantou que novos protestos estão programados para esta quinta-feira e para a próxima terça em todo o país.

 

No Bradesco, o direto Geraldo Ferraz dá informes à categoria sobre as negociações. Foto: Nando Neves.

Adriana Nalesso, presidente da Federa-RJ, fez uma avaliação dos protestos sobre as negociações. “Negociamos com quem tem muito poder econômico e político, não é fácil! Para os bancos somos números, a responsabilidade social expressa em campanhas na televisão e mídias sociais não tem sido uma realidade para bancários e clientes que são demitidos ou direcionados para canais digitais sem sequer ter o direito de escolha. Por isso a participação de cada bancária e bancário é fundamental para que tenhamos êxito nessa campanha. Acredito muito na nossa organização e vamos superar as adversidades juntos”, afirmou.

 

O diretor do Sindicato, Rogério Campanate discursa em uma das agências da Caixa, ao lado do presidente do Sindicato, José Ferreira, e da presidenta da Federa-RJ, Adriana Nalesso. Foto: Nando Neves.

Adriana conversou com bancárias e bancários sobre a Campanha Nacional, falou da importância do apoio da categoria e reforçou as principais reivindicações da campanha, entre elas a valorização da remuneração e a defesa dos direitos da categoria. Participaram da caminhada em Ipanema, além de diretores do Sindicato do Rio, dirigentes da Federa-RJ e dos sindicatos dos bancários de Campos, Petrópolis, Sul Fluminense e Teresópolis com ações em suas respectivas cidades.

 

Durante a caminhada, diretores do Sindicato fazem protesto em frente à agência do BB que suspendeu atendimento por ter número reduzido de funcionários. Foto: Nando Neves.