A primeira pauta de reivindicações específicas da categoria a ser entregue foi a dos funcionários do Santander. A solenidade aconteceu no último dia 22 de junho, na sede do banco espanhol, em São Paulo (foto), após o Encontro Nacional dos Trabalhadores do Santander.
A entrega foi realizada na sede do banco, em São Paulo, após a aprovação da minuta no Encontro Nacional realizado no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, também na capital paulista.
Principais itens
Entre as prioridades da pauta entregue estão a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), a valorização das remunerações e a melhoria das condições de trabalho. As reivindicações também incluem medidas para combater o fechamento de agências e a redução dos postos de trabalho, além de ações voltadas à diminuição da sobrecarga enfrentada pelos trabalhadores.
Mobilizar para avançar
Para Ana Marta Lima, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, a pauta aprovada pelos representantes dos trabalhadores expressa as principais demandas da categoria e será fundamental para a campanha deste ano. “Temos grande expectativa para a Campanha Nacional dos Bancários 2026. A minuta construída coletivamente pelos delegados e delegadas reflete as necessidades dos trabalhadores do Santander e será a base das negociações e das mobilizações para garantir avanços e preservar direitos”, afirmou.
A entrega formal da minuta ao banco marca, oficialmente, o início da fase de negociações e mobilizações em torno das pautas prioritárias dos trabalhadores do Santander na Campanha Nacional dos Bancários 2026.
“O êxito de nossa campanha nacional, tanto em relação ao acordo coletivo específico quanto à renovação da Convenção Coletiva de Trabalho na mesa da Fenaban, dependerá da adesão da categoria às atividades dos sindicatos”, afirma a diretora do Sindicato do Rio de Janeiro, Maria de Fátima.