Nesta quarta-feira, 19 de agosto, é celebrado o Dia Mundial da Fotografia. Em tempos em que selfies e imagens digitais inundam o cotidiano, a data não pode deixar de ser também uma homenagem aos profissionais que fazem da fotografia uma forma de registrar, contar e preservar histórias.
O talento do nosso fotógrafo
No Jornal Bancário do Rio de Janeiro e no site do Sindicato, o fotojornalista Nando Neves consegue, em um único clique, captar a essência de um fato e extrair o melhor de cada imagem. Seja em momentos políticos, como as atividades de mobilização da categoria ou nos momentos de lazer e confraternização na Sede Campestre, seu trabalho transforma acontecimentos em registros que permanecem na memória de cada bancária e bancário e dos dirigentes sindicais e seus familiares e amigos.
A Copa Bancária é um exemplo desse talento. Nando registra com precisão os lances, dribles, gols e, principalmente, a emoção dos jogadores e a expressão da torcida nas arquibancadas. Imagens que remetem ao lendário Jornal dos Sports, o tradicional periódico “cor de rosa”, e da revista Placar, publicações que marcaram a história da imprensa esportiva brasileira e ajudaram a contar a paixão nacional pelo futebol.
“Os atletas e apaixonados pela Copa Bancária sabem a importância de termos um fotógrafo tão talentoso como o Nando Neves. Os bancários guardam para o resto da vida, com alegria e satisfação, os registros fotográficos da competição publicados em nosso jornal impresso e compartilham as imagens digitais dos lances das partidas”, destaca o diretor do Sindicato Jorge Lourenço, integrante da Comissão de Organização da competição da categoria.
Momentos eternizados
Mais do que registrar acontecimentos, o trabalho de um fotojornalista é eternizar momentos. E, com seu olhar atento e sensível, Nando Neves ajuda a contar, imagem por imagem, a história dos bancários do Rio de Janeiro.

Fotos: Nando Neves







Fotos: Nando Neves





