SAÚDE CAIXA

Participe da campanha ‘Põe Mais Dinheiro Caixa!’

Limite imposto pela Caixa restringe a participação do banco no custeio do plano e ameaça a sustentabilidade do Saúde Caixa

A campanha “Põe mais dinheiro Caixa! Pelo fim do teto, por mais qualidade no Saúde Caixa tem como objetivo explicar, mobilizar e organizar as empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal em defesa do plano, que é uma das maiores conquistas históricas da categoria.

O que é o teto?

O teto é uma regra que limita a participação da Caixa no custeio do Saúde Caixa. Hoje, a responsabilidade do banco com as despesas assistenciais e administrativas do plano fica limitada a 6,5% da folha de pagamento e proventos. Ou seja: mesmo que o Saúde Caixa precise de mais recursos para manter a assistência, melhorar a rede credenciada e garantir atendimento de qualidade, a Caixa fica presa a esse limite.
O problema é que os custos da saúde crescem ano após ano. Mas o teto não acompanha necessariamente essa realidade. Quando a despesa cresce e a participação da Caixa fica limitada, aumenta a pressão para que a diferença seja repassada aos usuários do plano.
O Saúde Caixa foi construído sobre princípios que diferenciam o plano dos modelos privados: quem está na ativa ajuda a sustentar o plano de quem está aposentado. Quem usa menos ajuda a garantir atendimento para quem precisa usar mais. Quem tem maior capacidade contributiva contribui mais. É por isso que o movimento sindical defende o modelo de custeio 70/30, no qual a Caixa assume 70% dos custos e os empregados ficam responsáveis por 30%, o que o teto de 6,5% impede.

Nossas reivindicações

• Sustentabilidade de longo prazo e fim do teto de 6,5%;

• Manutenção da solidariedade, mutualismo e pacto intergeracional;

• Proteção aos aposentados;

• Isonomia de direitos aos empregados admitidos após 2018;

• Melhoria da rede credenciada;

• Mais transparência na gestão;

• Fortalecimento dos espaços de acompanhamento e participação dos usuários.