Olyntho Contente
Imprensa SeebRio
Protestos nas principais cidades do país estarão acontecendo neste sábado, 23 de março, em defesa da democracia, contra a anistia para golpistas e pelo fim do massacre em Gaza. Os manifestantes vão exigir, ainda, a punição de todos os envolvidos na tentativa de golpe de Estado que culminou com a invasão e depredação, em 8 de janeiro, das sedes dos três poderes, em Brasília.
No Rio de Janeiro a manifestação será a partir da Rua Uruguaiana, bem próximo ao Sindicato. A concentração está marcada para as 10 horas.
Os atos dirão não à tentativa expressa por Jair Bolsonaro e seus aliados de conseguir a anistia a todos os golpistas, reforçando o compromisso com a justiça e a responsabilização por quaisquer violações à ordem democrática. Participam da organização, diversas entidades representativas da sociedade, entre elas as frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, as principais centrais sindicais e partidos progressistas.
Os atos de resposta ao bolsonarismo também ocorrerão às vésperas do aniversário de 60 anos do golpe de 1964, em 1º de abril, que deu início à ditadura militar no país. As manifestações vão dizer: “ditadura nunca mais”. Serão lembradas as vítimas da ditadura que comandou o país por 21 anos, com pelo menos 434 mortes confirmadas nas mãos do regime e milhares de casos de tortura e desaparecidos.
Cerco se fecha sobre Bolsonaro
O cerco vem se fechando sobre Bolsonaro e seus ministros militares e civis, com a Polícia Federal mostrando que faziam parte da trama golpista para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Teriam participado de discussões sobre a elaboração e conteúdo de uma minuta golpista.
Em 25 de fevereiro, o ex-presidente pediu anistia aos golpistas. O que, nas palavras de Lula, mostrou sua confissão no crime. “Quando o cidadão lá pede anistia, ele tá dizendo: ‘Não, perdoe os golpistas’. Tá confessando o crime”, afirmou o petista.
Palestina e Marielle
O ato também afirma solidariedade internacional e preocupação com os direitos humanos, em especial com o genocídio em curso na Palestina. O protesto vem sendo preparado desde os atos do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e que no último dia 14 homenageou a vereadora Marielle Franco, assassinada há seis anos.
Confira a lista de manifestações confirmadas por região do país
Região Centro-Oeste
Brasília (DF) – Praça Zumbi dos Palmares – 16h
Campo Grande (MS) – Praça da Rádio – 9h
Goiânia (GO) – Praça Cívica (Setor Central) – 14h
Região Nordeste
Fortaleza (CE) – Praça do Ferreira – 8h30
Recife (PE) – Praça do Derby – 10h
Salvador (BA) – Largo do Pelourinho – 15h
Região Norte
Belém (PA) – Escadinha – 9h
Manaus (AM) – Largo São Sebastião – 9h
Região Sudeste
Belo Horizonte (MG) – Praça Afonso Arinos – 9h
Rio de Janeiro (RJ) – Uruguaiana com Presidente Vargas – 10h
São Paulo (SP) – Largo São Francisco – 15h
Vitória (ES) – Praça Costa Pereira – 9h
Região Sul
Araquari (SC) – Rua João Raulino Pereira – 15h
Curitiba (PR) – Praça Santos Andrade – 9h
Florianópolis (SC) – Em frente à Cátedra – dia 22 (sexta-feira) – 16h
Porto Alegre (RS) – Largo Glênio Peres – 15h
*Com informações do site Brasil de Fato.